quarta-feira, 6 de junho de 2012

Seu bebê usa óculos de sol?

Atenção pais, o excesso de luz, com o passar dos anos, pode levar à escuridão. Por isso é importante acostumar as crianças a usarem óculos de sol desde bebê
 Meu filho, de 1 ano, usa óculos de sol desde bebê. Preferi a marca Ray-Ban por ter armação leve e lentes claras

Prezados, gostaria de dividir com vocês esse post. Como jornalista e mãe, considero esse assunto, saúde dos olhos, importante e essencial para as crianças e os pais.

Se você é uma das pessoas que pensa que óculos de sol é assunto apenas para adultos então precisa rever seus conceitos, porque a falta de proteção nos olhos durante a infância aumenta a chance de a criança ter problemas de visão no futuro.

Muitos pais não têm a consciência ou o conhecimento sobre a necessidade da utilização desse acessório nos pimpolhos. Ah, antes de mais nada é importante frisar que este acessório não é apenas para deixar a criança bonitinha, engraçadinha, mas sim para proteger seus olhos e evitar que, a longo prazo, ela desenvolva catarata, lesões na retina, irritação na córnea, entre outros problemas. 

Mas não basta apenas comprar um óculos qualquer, precisamos nos atentar à qualidade do produto. É importante ir até uma ótica séria, que tenha credibilidade porque as lentes precisam ter proteção contra os raios UVA e UVB.

Bem, para continuar essa matéria, preciso fazer um adendo:
Eu já havia postado esse texto acima no meu perfil do Facebook no início de fevereiro, porém, esta semana, mais precisamente no dia 04 de junho de 2012, estava assistindo ao programa “Bem Estar”, veiculado pela Rede Globo, e vi algumas dicas de dois especialistas que podem enriquecer a matéria. Por isso decidi postar aqui no blog também.

Você já ouviu falar em PTERÍGIO? 

O organismo, na tentativa de se proteger, produz uma pele rosada que cresce sobre a parte branca do olho

É uma doença causada pelo excesso de sol nos olhos. A pessoa que não tem o costume de usar óculos de sol pode desenvolver, ao longo dos anos, o Pterígio.

Conforme explica o oftalmologista Dr. Samir Bechara que participou do programa matinal “Bem Estar”, nos estágios mais avançados do Pterígio a pele cobre a região da córnea e da pupila, podendo levar até a cegueira. “Mas o lado positivo é que tanto o Pterígio quanto a catarata são perdas de visão reversíveis, diferente, por exemplo, do glaucoma, que é uma perda de visão irreversível”, afirma ele.

O oftalmologista Dr. Fábio Nero, que também participou do programa “Bem Estar”, expôs os sintomas do Pterígio. Ardência, vermelhidão, coceira e lacrimejamento, segundo ele, uma irritação constante. "Além desses sintomas, a pessoa poderá perceber porque a pele vai crescendo por cima da córnea. E se não fazer a cirurgia essa pele vai crescer e avançar até a pupila, que é o canal de passagem das imagens. Aí sim vai começar a atrapalhar a visão".

Os óculos de sol ajudam a prevenir do Pterígio. Por isso a importância de usá-los desde criança, de acostumá-las a usar porque quando nossos olhos entram em contato com a luz, a pupila dilata e se não tivermos uma proteção, um óculos de sol de qualidade, vai entrar mais luz e raios ultravioleta, trazendo complicações para a saúde dos olhos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, há três recomendações imprescindíveis e que precisam ser levadas em consideração na hora de escolher os óculos, seja para uma criança ou para um adulto:
1ª Exija proteção UV (400 nanometros)
2ª Compre em óticas confiáveis
3ª Peça Certificado e Selo de Garantia

Para tirar outras dúvidas consulte o pediatra do seu filho ou um oftalmologista (pediátrico). Ele poderá fazer um diagnóstico preciso.

*** Meus queridos leitores, se possível deixem seu nome e da sua cidade - assim posso saber quem está acessando e lendo minhas matérias.

15 comentários:

  1. Concordo, desde que esteja falando de uma criança que more em fortaleza, natal, ou alguma cidade que tenha sol muito forte, mas Curitiba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor identificado como "Anônimo", vou responder sua pergunta com outra pergunta: Você não precisa usar óculos de sol porque mora em Curitiba???
      Óculos de sol foi feito para bebês, crianças e adultos.

      Refiro-me às crianças que vivem em qualquer lugar do mundo!
      Não apenas de Fortaleza, Natal e Curitiba porque o sol é o mesmo em qualquer lugar do mundo!
      Obrigada pela crítica construtiva, assim tive a oportunidade de esclarecer ainda mais o assunto.

      Excluir
  2. Cibele - Curitiba7 de junho de 2012 15:25

    Soninha, muito boa a matéria. Imprimi e levei para minha irmã ler.
    Para mim o óculos de sol era importante, mas não tinha idéia que pode evitar doenças como essa chamada pterígio. Ela tem essa carninha rosada crescendo no olho.
    Abraços
    Saudades
    Temos que nos encontrar qualquer dia desses para matarmos a saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Cibele. Quanto tempo, hein! Como você está?
      Que legal que levou para sua irmã ler. Sim, pode evitar doenças como o Pterígio.
      Peça a sua irmã para ir ao oftalmologista porque com a saúde dos olhos a gente não brinca. Aliás, não dá para brincarmos com nossa saúde.
      Vamos marcar um encontro. Afinal, faz tanto tempo que não conversamos.
      Um grande abraço
      Sonia

      Excluir
  3. Boa noite Sonia. Estava procurando no google sobre pterígio e por acaso encontrei seu blog com essa matéria. Adorei as explicações.
    Não sabia que o óculos de sol era tão importante para crianças.
    Aqui em Campo Grande é muito difícil ver as crianças usando óculos de sol. Na verdade é porque os pais não tem id[eia do quanto é importante.
    Gostei da matéria. Parabens.
    Thaís - Campo Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaís!!! Pois é, essa doença, chamada Pterígio, é tão comum e, muitas vezes, as pessoas não se dão conta. E quando menos se espera ela já tomou conta da região dos olhos chegando à pupila.
      Por isso os óculos de sol são importantes, para proteger os olhos do excesso de luz. E se a criança acostumar desde pequena, ela estará evitando essa doença porque com o excesso de luz com o passar dos anos pode ocasionar o Pterígio, segundo os oftalmologistas Fábio Nero e Samir Bechara que estavam no programa "Bem Estar".
      Sim, concordo contigo. Elas não usam justamente porque os pais não têm ideia do quão importante é o uso.
      Muitos acham que os óculos de sol são para bonito.
      É isso que, enquanto jornalista, tento mostrar e conscientizar os pais, por meio de matéria como esta, que o uso do óculos de sol é importante.

      Há pessoas que acreditam que por morarem em Curitiba não há necessidade de usar óculos de sol? (oiiii???)
      Precisa usar sim, mesmo que o sol aqui não apareça com tanta intensidade como em outras cidades de Brasil ou de qualquer lugar do mundo, o uso do óculos é importante, pois estará prevenindo a saúde dos olhos.
      Bom, acho que é isso.
      Um grande abraço
      Sonia

      Excluir
  4. Escreva mais sobre esses assuntos, pois sentimos falta de matérias que podem nos ajudar como mães a cuidar melhor da saúde de nossos filhos. Gosto muito das revistas Mulher & Mãe e Crescer, que abordam esses temas. Mas no dia a dia faltam matérias na internet para lermos e aprendermos mais sobre os cuidados com nossos filhos.
    Maria Luiza - Cascavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luiza, escrevo pouco no meu blog devido à falta de tempo. Mas sempre que posso posto aqui matérias, que no meu entender, são importantes para as mamães.
      Confesso que meu lado mãe aflorou a partir do momento que me tornei mãe.
      Conheço essas revistas que você comentou. É verdade, no dia a dia, quanto entramos na internet, principalmente em sites de notícias, não tem matérias abordando esses temas.
      Um grande abraço
      Sonia

      Excluir
  5. Josi Pavoski - Curitiba11 de junho de 2012 05:48

    Parabéns Sonia! Já tinha visto sua matéria no face, adorei. Meu pequeno usa sim óculos de sol, ele adora, principalmente por que o pai usa muito. O próprio pediatra indicou quando ele tinha 1 ano, confesso que com essa idade ele não gostava muito mais sempre fui oferecendo. Hoje em dia ele mesmo quando sai já fala "mãe eu quero o meu óculos por que o sol tá me atrapalhando". Sabia que protegia, mais não sabia que era tão sério. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josi! Obrigada.
      Ai que bom que já tinha visto no face. O Willian usaaaa?! Que legal, parabéns pela atitude de acostumá-lo a usar o óculos de sol! Porque muitos pais não têm essa consciência e acreditam que criança, só por ser criança, não precisa. Recebi 4 emails onde disseram que por morar em Curitiba não acham necessário que a criança use óculos de sol.
      Genteeeee... mas se o os pais usam porque a criança não deveria usar também? O sol é diferente para elas?
      Não, né! O sol é o mesmo para todos. Então precisa sim usar.
      Ai que amor o Willian: "Mãe, eu quero o meu óculos por que o sol tá me atrapalhando".
      O Pedro, com 1 ano e 5 meses, já pede o óculos quando saímos para fora de casa. Ele coloca as mãos nos olhos e aponta para o meu óculos. Para facilitar sempre deixo na bolsa dele.
      Um beijão e tudo de bom!

      Excluir
  6. Sonia
    Adorei a reportagem. Por favor escreva mais sobre esses temas. Essa reportagem abriu meus olhos porque eu não sabia de como é importante o uso de óculos de sol para criança. Nós que moramos no Rio é complicado porque o sol é muito forte. Minha filhinha Géssica tem 9 meses. Vou comprar um óculos igual esse que seu filho usa porque esse modelo é unisex.
    Abraços para você.
    Suelen
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, obrigada pelos seus comentários.
      Com certeza vou escrever sobre outros temas. O próximo será sobre visitas à maternidade, os prós e os contras ao receber uma visita. Vai ser super bacana o assunto.
      Sim, concordo contigo, como no Rio de Janeiro o sol é muito mais intenso se comparado com Curitiba, sua filha deve usar sempre.
      Esse modelo, aviador, da marca Ray-Ban, é ótimo. É unisex. Tem uma armação e lentes super leves. As lentes são claras, para criança que não está acostumada com óculos de sol, é muito bom porque não atrapalha em nada a visão. Diferente de muitas outras marcas que pesquisei, que têm lentes escuras.
      Um grande abraço
      Sonia

      Excluir
  7. Sonia, achei o máximo sua matéria. Parabéns.
    Não sabia desses problemas que o sol pode causar nos olhos. Na verdade eu usei desde que o Tiago tinha seis meses porque achava bonito e sem querer estava ajudando na saúde dos olhos do meu menino.
    Obrigada. São matérias dessa relevância que nós precisamos e não de assuntos que lemos em sites e jornais todos os dias.
    Fico me perguntando porquê as emissoras não fazem matéria com temas que realmente interessam para nós mães e pais?
    Um abraço e mais uma vez, PA-RA-BÉNS pela abordagem do tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane, obrigada pelas palavras carinhosas. Fico feliz quando vocês leem e gostam do conteúdo. Nem sempre conseguimos agradar a todos, mas meu objetivo como jornalista não é agradar e sim informar. Fazer com que os leitores aprendam algo que possa ser útil agora ou futuramente.
      Com certeza, se seu filho Tiago usa desde os 6 meses de idade você, sem querer, estava ajudando na saúde dos olhos do seu pimpolho.
      Um grande abraço
      Sonia

      Excluir
  8. Boa tarde Sonia!

    Tenho um bebê de 6 meses e toda vez que eu levava ele para tomar o banho de sol (levo entre 7h e 9h da manhã) ele resmungava quando o sol batia nos olhos dele (ele tem os olhos azuis). Eu tentava inclinar o banco e usar a capota de sol do carrinho, mas mesmo assim tinham momentos em que o sol ia nos olhos dele. No último final de semana fui comprar uma cadeirinha de refeição e quando estava fazendo o pagamento vi em cima da mesa vários óculos de sol para crianças a partir de 0+. Resolvi colocar no rosto dele, e como ele não tirou e ainda deu um sorriso, eu comprei um. Tenho levado ele para o banho de sol com o óculos e ele tem adorado. Agora tenta "falar" durante o passeio e não fica espremendo os olhos. Li teu site e achei bem interessante a matéria, mas procurando mais sobre o assunto na internet, fiquei em dúvida sobre o uso de óculos de sol por crianças menores de 10 anos, depois que li o site https://parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/412394/?noticia=CRIANCAS+DEVEM+USAR+OCULOS+DE+SOL+NO+VERAO
    Agora não sei o que fazer...

    ResponderExcluir