segunda-feira, 1 de junho de 2009

CURITIBA VAI SEDIAR COPA DO MUNDO DE 2014

.
A Fifa anunciou neste domingo, dia 31 de maio, as 12 cidades brasileiras escolhidas para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. O anúncio, feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, direto das Bahamas, deixou não só a população curitibana, mas todos os paranaenses entusiasmados com a notícia de que Curitiba é cidade-sede do Mundial de 2014.

Esta será a segunda Copa realizada nos gramados brasileiros, sendo que a primeira foi em 1950. Ao todo eram 17 capitais brasileiras participando da disputa, mas apenas 12 poderiam ser escolhidas. As 5 que ficaram de fora são: Florianópolis, Campo Grande, Goiânia, Rio Branco e Belém. No mapa abaixo estão as 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa de 2014.
O Brasil terá muito o que fazer em cinco anos para receber os turistas e torcedores que virão para os jogos do Mundial. Curitiba, que já conta com uma infra-estrutura favorável para receber os turistas que normalmente visitam a capital paranaense, vai ter de ralar muito até 2014 para deixar a cidade nas condições adequadas para atender o grande número de visitantes e torcedores.

Para o prefeito Beto Richa, dinheiro não será o problema para os investimentos em infra-estrutura. Além do que, todos os investimentos feitos na capital paranaense ficarão para a população usufruir posteriormente. As obras como da Arena da Baixada, do metrô e do novo Corredor Metropolitano já estão no projeto para serem executadas.
Projeto do metrô

O Estádio Joaquim Américo, Kyocera Arena, Arena da Baixada, ou ainda Arena do Atlético Paranaense, como preferir chamá-lo, será o ponto de partida para execução das obras.
.
Atual fachada da Arena - crédito: Arquivo Sinaenco

Essas fotos abaixo, que vazaram na internet há duas semanas, mostram como ficará o Estádio em 2014. A obra custará em torno de R$ 150 milhões.
.
Imagem aérea do futuro Estádio Joaquim Américo

Entrada principal
Lojas e restaurantes Arquibancadas mais próximas ao gramado
Espaços internos serão ampliados

Imagem da Arena e da Praça Afonso Botelho


Todas as obras custarão nada menos que R$ 9 bilhões, mas como já dito anteriormente, o importante será o legado que essas obras deixarão para Curitiba. Esperamos que não se restrinja apenas ao período do Mundial.

Se quiser saber mais detalhes do projeto da Arena clique aqui: http://www.atleticoparanaense.com/projetoarena

5 comentários:

  1. Sinto orgulho de Curitiba. Confesso que não fiquei muito surpresa ao ficar sabendo que ela estava entre as escolhidas. Ficaria surpresa se ela não fosse escolhida, rsrsrs.


    Ótima reportagem, Sonia.

    Tenha um bom dia!!

    ResponderExcluir
  2. Pena ser no estádio do Atlético, hahahah

    ResponderExcluir
  3. Campo Grande perdeu porque o governador de mato grosso e parente de Ricardo Teixeira,ja que Cuiaba nem aeroporto tem ,e nem projeto de ampliação,copa pantanal em Cuiaba vai ser uma vergonha naquela aldeia indigena

    ResponderExcluir
  4. putzzzz mto showwww ate q em fimm brasil vai se levantarr vai ficar bunito(isso se fazerem os negoço tdo) pow deviam fazer em 20 capitais fala serio devian fazer em maceio no acre,para,santos so

    ResponderExcluir
  5. muito lindo noosso estádio FIFA 2014!!!.

    ResponderExcluir