sábado, 2 de maio de 2009

CÃO TERAPIA

Drª Letícia, aluno Luís e o cão Iafa



Os cães, considerado por muitos como o melhor amigo do homem, vem fazendo sucesso no cinema e na televisão há alguns anos, mas eles não param por aí! A onda agora é visitar hospitais, escolas especiais, orfanatos e asilos.


Isso mesmo, o fiel companheiro do homem está provando que pode fazer muitas pessoas felizes. Estudos realizados na Europa, Estados Unidos e Canadá, comprovam que basta o ser humano permanecer em contato apenas por alguns minutos com os animais e seu organismo começa a liberar substâncias hormonais como endorfinas, febilatamina, prolactina e ocitocina. A liberação dessas substâncias diminui no organismo a ação do cortisol, também chamado de hormônio do stress, provocando assim a sensação de bem-estar.


Essa terapia, mais conhecida como TAA – Terapia Assistida por Animais - tem demonstrado excelentes resultados. O impacto da atuação dos cães nestes casos é bastante profundo, pois ao promover a interação entre as pessoas e os animais percebe-se a melhora na auto-estima, na saúde física, social, emocional e principalmente na resposta às terapias convencionais.


Em outro post falarei mais sobre esse assunto com a médica veterinária, Dra Letícia Castanho, que coordena o Projeto Amigo Bicho em Curitiba.

11 comentários:

  1. Carinho com cachorros, admiravel.
    Teria alguma dica para gatos. Ganhei um siamês, mas sumiu.
    parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Sónia, linda,

    que boas notícias!
    Assim, estaremos mais perto :)

    E parabéns! Muitos!

    Está muito interessante, o teu blog!
    Gostei de te ler.

    beijos, muitos, marta

    ResponderExcluir
  3. Sônia amei, ficou jóia, e esta foto é bem legal eu adoro, um beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Soninhaaa,

    Finalmente, o teu blog!!! Fazia tempo, que essa idéia "rondava" os teus pensamentos...

    Fico muito feliz pela tua iniciativa e torço, como sempre, para que dê tudo certo!

    Parabéns, minha amiga!

    Beijos,
    Lu.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Lu e Letícia, pelos comentários. Com certeza poderemos debater, refletir e aprender muito com essa ferramenta!

    À Marta, que está lá do outro lado do Oceano agradeço-lhe de coração seus comentários. Tenho saudades do nosso jantar na maravilhosa cidade do Porto/Portugal.

    ResponderExcluir
  6. Olá Eder, tudo bem?

    Gosto muito de animais, principalmente de cães. Sejam eles, SRD - SEM RAÇA DEFINIDA (o famoso vira-lata) ou um cão de raça. Para mim não importa, pois todos são anjos de quatro patas e gostam de dar e receber carinho.

    Meu primeiro post foi sobre esse assunto porque participo de um projeto (TAA) com meu cão em Hospitais e Escolas Especiais aqui em Curitiba.

    Mas respondendo a sua pergunta: eu, infelizmente, não posso te passar dicas porque não estou tão bem informada sobre os felinos. No entanto, é um bom tema para eu abordar nas próximas postagens. O que posso te adiantar é um site onde traz várias informações sobre gatos: http://www.osgatos.com.br

    Imagino quão ruim foi perder o seu gato siamês porque não consigo me imaginar sem o meu bulldog. Afinal, adquirimos um amor tão grande por esses bichinhos carinhosos e indefesos que nunca nos imaginamos sem eles.

    Um grande abraço e obrigada pelo comentário.
    sonia

    ResponderExcluir
  7. interessante...

    não conhecia as virtudes terapêuticas do contacto com os cães.

    sou fã é dos gatos, como sabes.

    Também adoro as tuas caipirinhas


    ;-)


    beijo grande.


    csd

    ResponderExcluir
  8. Minha loira! Que bom esse teu blog! Finalmente! beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o seu Blog. Força!

    ResponderExcluir
  10. Querida Sônia,parabéns pelo Blog e por começar com um assunto tão interessante e ainda visto com preconceito para muitos.Tenho visto muitos casos de crianças e idosos que mostraram grande melhora no estado psicológico,após começarem a receber a visita carinhosa dos cães.Em alguns casos até os medicamentos puderam ser reduzidos.Muito legal vc ter um blog,aguardo outros posts sobre animais e tbém,quem sabe sobre as viagens...Beijos.Gé.

    ResponderExcluir
  11. SONIA ;
    Agradeço, a tua INFORMAÇÃO e sei que és uma grande jornalista em busca da verdade e da justiça humana.
    Fico muito feliz por haver trabalhos dignos de informação para esclarecimento publico sobre assuntos importantes neste PLANETA.
    Desejo que faças grandes reportagens em nome da imprensa livre e democratica .
    ABRAÇO de PORTUGAL PARA COM O JORNALISMO E JORNALISTAS COMO TU !
    Manuel Crista

    ResponderExcluir